Quem somos

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é a única organização intergovernamental socioambiental da América Latina, formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Com visão de Cooperação Sul-Sul, a OTCA atua nas dimensões política, estratégica e técnica, articulando governos, organismos multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil, comunidade científica, setores produtivos e demais atores para implementar o TCA.

O que é a OTCA?

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é o único organismo intergovernamental de oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que atua para o desenvolvimento conjunto e sustentável de projetos e ações que produzam resultados equitativos e benéficos para os Países Membros.

O Organismo intergovernamental de oito países amazônicos é o principal foro político e técnico amazônico, em razão da sua institucionalidade e do seu amplo conhecimento da região da Amazônia.

Através da relevância e da experiência da nossa Secretaria Permanente, que coordena a execução dos mandatos ministeriais, junto aos Países Membros da OTCA, executamos iniciativas de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Nossa história

Tudo começou em 1978, com a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica — o primeiro acordo internacional voltado à proteção e ao desenvolvimento conjunto da Amazônia.

Em 1998, o Tratado se fortaleceu institucionalmente com a criação da OTCA, marcando uma nova etapa de cooperação regional.

Desde 2003, nossa Secretaria Permanente, com sede em Brasília, coordena ações regionais e dá vida aos compromissos assumidos pelos países.

Desde então, a Organização tem evoluído com novos mandatos políticos, reafirmados nas Declarações de Belém (2023) e Bogotá (2025), que consolidam a OTCA como plataforma permanente de ação conjunta para a Amazônia.

Nossa trajetória

1978

Assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica

1998

Criação da OTCA

2003

Instalação da Secretaria Permanente em Brasília

2010–2018

Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica

2021

Lançamento do Observatório Regional Amazônico

2023

Declaração de Belém e nova agenda regional

2025

Declaração de Bogotá e mandatos rumo à COP30

Missão

  • Ser um fórum permanente de cooperação, intercâmbio e conhecimento, guiado pelo princípio de redução das assimetrias regionais entre os Países Membros;
  • Auxiliar nos processos nacionais de progresso econômico-social, permitindo uma paulatina incorporação desses territórios às respectivas economias nacionais;
  • Promover a adoção de ações de cooperação regional que resultem na melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Amazônia;
  • Atuar segundo o princípio do desenvolvimento sustentável e modos de vida sustentável, em harmonia com a natureza e o meio ambiente e levando em consideração a legislação interna dos Países Membros.

Visão

Ser a organização reconhecida dentro dos Países Membros e no âmbito internacional como referência em cooperação regional, em discussão e posicionamento em temas da agenda internacional relativos à Amazônia e no intercâmbio de experiências, atuando com base nos princípios de pleno exercício da soberania no espaço amazônico, de respeito e de harmonia com a natureza, de desenvolvimento integral sustentável e de redução das assimetrias entre os Estados da Região”.

Acesse os conteúdos abaixo e saiba mais sobre a OTCA