A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é a única organização intergovernamental socioambiental da América Latina, formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Com visão de Cooperação Sul-Sul, a OTCA atua nas dimensões política, estratégica e técnica, articulando governos, organismos multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil, comunidade científica, setores produtivos e demais atores para implementar o TCA.
O que é a OTCA?
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é o único organismo intergovernamental de oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que atua para o desenvolvimento conjunto e sustentável de projetos e ações que produzam resultados equitativos e benéficos para os Países Membros.
O Organismo intergovernamental de oito países amazônicos é o principal foro político e técnico amazônico, em razão da sua institucionalidade e do seu amplo conhecimento da região da Amazônia.
Através da relevância e da experiência da nossa Secretaria Permanente, que coordena a execução dos mandatos ministeriais, junto aos Países Membros da OTCA, executamos iniciativas de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
Nossa história
Tudo começou em 1978, com a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica — o primeiro acordo internacional voltado à proteção e ao desenvolvimento conjunto da Amazônia.
Em 1998, o Tratado se fortaleceu institucionalmente com a criação da OTCA, marcando uma nova etapa de cooperação regional.
Desde 2003, nossa Secretaria Permanente, com sede em Brasília, coordena ações regionais e dá vida aos compromissos assumidos pelos países.
Desde então, a Organização tem evoluído com novos mandatos políticos, reafirmados nas Declarações de Belém (2023) e Bogotá (2025), que consolidam a OTCA como plataforma permanente de ação conjunta para a Amazônia.
Nossa trajetória
Missão
- Ser um fórum permanente de cooperação, intercâmbio e conhecimento, guiado pelo princípio de redução das assimetrias regionais entre os Países Membros;
- Auxiliar nos processos nacionais de progresso econômico-social, permitindo uma paulatina incorporação desses territórios às respectivas economias nacionais;
- Promover a adoção de ações de cooperação regional que resultem na melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Amazônia;
- Atuar segundo o princípio do desenvolvimento sustentável e modos de vida sustentável, em harmonia com a natureza e o meio ambiente e levando em consideração a legislação interna dos Países Membros.
Visão
Ser a organização reconhecida dentro dos Países Membros e no âmbito internacional como referência em cooperação regional, em discussão e posicionamento em temas da agenda internacional relativos à Amazônia e no intercâmbio de experiências, atuando com base nos princípios de pleno exercício da soberania no espaço amazônico, de respeito e de harmonia com a natureza, de desenvolvimento integral sustentável e de redução das assimetrias entre os Estados da Região”.
